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fazer avatar de foto,Descubra Novos Jogos com a Hostess Bonita em Transmissões ao Vivo em HD, Onde Cada Desafio É uma Oportunidade para Mostrar Suas Habilidades e Se Divertir..Na ala oriental, no rés-do-chão, preservam-se valiosos interiores, principalmente da viragem do estilo gótico e renascentista. Um dos quartos tem abóbada de rede, apoiada num pilar central. A sala adjacente é decorada com uma abóbada cristalina.,A faixa da Grande Rio é interpretada por Evandro Malandro. A letra do samba tem como tema as diversas faces de Exu e sua melodia foi criada a partir de pontos de Exu. O enredo da Grande Rio é dividido em sete chaves, que são contempladas ao longo do samba. A obra começa a saudação "Boa noite!", forma com que as entidades conhecidas como Exus catiços costumam saudar quando, por meio da incorporação, chegam ao plano físico ("Boa noite, moça! Boa noite, moço! Aqui na Terra é o nosso templo de fé / Fala, Majeté!"). O verso também faz referência a Estamira, personagem abordada no enredo da escola. Estamira vivia e trabalhava num aterro sanitário e usava um telefone para entrar em contato com o sagrado usando a frase "Câmbio, Exu! Fala, Majeté!". A seguir, o samba aborda a primeira chave do enredo, tratando de cosmogonias e o culto de povos africanos a Exu, ("Faísca da cabaça de igbá / Na gira.... Bombogira, Aluvaiá!"). Igbá é a cabaça que contém os objetos de culto e de adoração a um Orixá, muito utilizado nos assentamentos sagrados. O verso faz referência à Exu na cultura Iorubá/Nagô. "Bombogira" e "Aluvaiá" são dois nkisis da mitologia banta/angolana, que evocam a comunicação e a proteção das comunidades, se associando a energia de Exu. A seguir, a obra aborda a travessia de escravizados da África para o Brasil cruzando o oceano que, no samba, é poeticamente chamado de "mar de dendê" em referência ao óleo de palma utilizado em diversas oferendas dos rituais de candomblé. Dessa forma, o samba deixa subtendido que Exu chegou ao Brasil junto com a fé de africanos escravizados ("Num mar de dendê / Caboclo, andarilho, mensageiro"). "Caboclo" faz alusão à Umbanda, religião brasileira que sintetiza vários elementos das religiões africanas, indígenas e cristãs; "andarilho" remete ao ciganos, também cultuados na Umbanda; e "mensageiro" é uma das características de Exu, considerado o orixá da comunicação. O trecho seguinte remete à segunda chave do enredo, que expressa a ideia de que Exu sintetiza o espírito de luta e resistência quilombola ("Das mãos que riscam pemba no terreiro, renasce Palmares, Zumbi Agbá!"). A pemba é um instrumento das religiões de matrizes africanas que as entidades utilizam quando "baixam" nos terreiros. Na visão poética do samba, Zumbi dos Palmares renasce toda vez que a pemba risca o chão. Por isso, Zumbi é citado como uma representação de "Exu Agbá", que significa Exu da ancestralidade. A seguir, o samba remete à terceira chave do enredo, sobre preceitos, fazendo referência à Ifá, um oráculo de matriz Iorubá ligado a Orumilá pelo qual falam os odus ("Exu! O Ifá nas entrelinhas dos odus"). Exu exerce a função de mensageiro entre homens e orixás, "costurando" as respostas dadas pelos odus. No trecho seguinte são citados o "olobé", uma das qualidades de Exu, que associada a divindade às lâminas, às ambivalências da vida, aos cortes necessários para os preparos de alimentos e oferendas; e o padê, a oferenda preparada para Exu ("Preceitos, fundamentos, Olobé / Prepara o padê pro meu axé"). A primeira parte do samba finaliza com um falso refrão que remete à quarta chave do enredo, em que são lembradas as facetas de Exu ligadas à boemia. Também são citadas outras entidades das ruas como Zé Pelintra e Maria Padilha ("Exu Caveira, Sete Saias, Catacumba / É no toque da macumba, saravá, alafiá! / Seu Zé, malandro da encruzilhada / Padilha da saia rodada, Ê Mojubá! / Sou Capa Preta, Tiriri, sou Tranca Rua / Amei o sol, amei a lua, Marabô, alafiá! / Eu sou do carteado e da quebrada / Sou do fogo e gargalhada, ê Mojubá!"). Mojubá é a saudação para Exu. O trecho também faz referência ao ponto de Tranca Ruas, "Eu Amei Alguém". A quinta chave do enredo, sobre festas e carnaval, é contemplada no início da segunda parte do samba, que começa fazendo referência à outro ponto de Exu Tranca Rua, "Ô luar, ô luar", que também foi utilizado no samba de 1993 da Grande Rio. O trecho também cita a segunda-feira, dia consagrado à Exu; faz uma analogia entre o surdo de terceira e a divindade homenageada; e lembra Cacilda de Assis, ialorixá que mantinha um bloco carnavalesco durante a década de 1960, onde desfilava incorporada do Seu Sete da Lira ("Ô, luar, ô, luar, catiço reinando na segunda-feira / Ô, luar, dobra o surdo de terceira / Pra saudar os guardiões da favela / Eu sou da Lira e meu bloco é sentinela"). A seguir, o samba remete à sexta chave do enredo, sobre Exu nas artes. O trecho utiliza a melodia do ponto "Deu Meia Noite", enquanto a letra remete à música "Exu nas Escolas", gravada por Elza Soares ("Laroyê, laroyê, laroyê! / É poesia na escola e no sertão"). O verso seguinte remete à sétima chave do enredo, que aborda a energia de moradores de rua, fazendo alusão ao Profeta Gentileza e à Estamira ("A voz do povo, profeta das ruas / Tantas Estamiras desse chão / Laroyê, laroyê, laroyê! / As sete chaves vêm abrir meu caminhar / À meia-noite ou no Sol do alvorecer pra confirmar"). O samba finaliza com um falso refrão ("Adakê Exu! Exu, ê Odará / Ê Bará ô, Elegbará! / Lá na encruza, a esperança acendeu / Firmei o ponto, Grande Rio sou eu! / Adakê Exu! Exu, ê Odará / Ê Bará ô, Elegbará! / Lá na encruza, onde a flor nasceu raiz / Eu levo fé nesse povo que diz..."). "Adakê Exu" significa Rei Exu. Odará, Bará e Elegbará são os títulos que representam atributos de Exu. O último verso do falso refrão se liga ao primeiro verso do samba ("Eu levo fé nesse povo que diz... Boa noite, moça! Boa noite, moço!") dando ideia de continuidade, como a energia cíclica atribuída a Exu..
fazer avatar de foto,Descubra Novos Jogos com a Hostess Bonita em Transmissões ao Vivo em HD, Onde Cada Desafio É uma Oportunidade para Mostrar Suas Habilidades e Se Divertir..Na ala oriental, no rés-do-chão, preservam-se valiosos interiores, principalmente da viragem do estilo gótico e renascentista. Um dos quartos tem abóbada de rede, apoiada num pilar central. A sala adjacente é decorada com uma abóbada cristalina.,A faixa da Grande Rio é interpretada por Evandro Malandro. A letra do samba tem como tema as diversas faces de Exu e sua melodia foi criada a partir de pontos de Exu. O enredo da Grande Rio é dividido em sete chaves, que são contempladas ao longo do samba. A obra começa a saudação "Boa noite!", forma com que as entidades conhecidas como Exus catiços costumam saudar quando, por meio da incorporação, chegam ao plano físico ("Boa noite, moça! Boa noite, moço! Aqui na Terra é o nosso templo de fé / Fala, Majeté!"). O verso também faz referência a Estamira, personagem abordada no enredo da escola. Estamira vivia e trabalhava num aterro sanitário e usava um telefone para entrar em contato com o sagrado usando a frase "Câmbio, Exu! Fala, Majeté!". A seguir, o samba aborda a primeira chave do enredo, tratando de cosmogonias e o culto de povos africanos a Exu, ("Faísca da cabaça de igbá / Na gira.... Bombogira, Aluvaiá!"). Igbá é a cabaça que contém os objetos de culto e de adoração a um Orixá, muito utilizado nos assentamentos sagrados. O verso faz referência à Exu na cultura Iorubá/Nagô. "Bombogira" e "Aluvaiá" são dois nkisis da mitologia banta/angolana, que evocam a comunicação e a proteção das comunidades, se associando a energia de Exu. A seguir, a obra aborda a travessia de escravizados da África para o Brasil cruzando o oceano que, no samba, é poeticamente chamado de "mar de dendê" em referência ao óleo de palma utilizado em diversas oferendas dos rituais de candomblé. Dessa forma, o samba deixa subtendido que Exu chegou ao Brasil junto com a fé de africanos escravizados ("Num mar de dendê / Caboclo, andarilho, mensageiro"). "Caboclo" faz alusão à Umbanda, religião brasileira que sintetiza vários elementos das religiões africanas, indígenas e cristãs; "andarilho" remete ao ciganos, também cultuados na Umbanda; e "mensageiro" é uma das características de Exu, considerado o orixá da comunicação. O trecho seguinte remete à segunda chave do enredo, que expressa a ideia de que Exu sintetiza o espírito de luta e resistência quilombola ("Das mãos que riscam pemba no terreiro, renasce Palmares, Zumbi Agbá!"). A pemba é um instrumento das religiões de matrizes africanas que as entidades utilizam quando "baixam" nos terreiros. Na visão poética do samba, Zumbi dos Palmares renasce toda vez que a pemba risca o chão. Por isso, Zumbi é citado como uma representação de "Exu Agbá", que significa Exu da ancestralidade. A seguir, o samba remete à terceira chave do enredo, sobre preceitos, fazendo referência à Ifá, um oráculo de matriz Iorubá ligado a Orumilá pelo qual falam os odus ("Exu! O Ifá nas entrelinhas dos odus"). Exu exerce a função de mensageiro entre homens e orixás, "costurando" as respostas dadas pelos odus. No trecho seguinte são citados o "olobé", uma das qualidades de Exu, que associada a divindade às lâminas, às ambivalências da vida, aos cortes necessários para os preparos de alimentos e oferendas; e o padê, a oferenda preparada para Exu ("Preceitos, fundamentos, Olobé / Prepara o padê pro meu axé"). A primeira parte do samba finaliza com um falso refrão que remete à quarta chave do enredo, em que são lembradas as facetas de Exu ligadas à boemia. Também são citadas outras entidades das ruas como Zé Pelintra e Maria Padilha ("Exu Caveira, Sete Saias, Catacumba / É no toque da macumba, saravá, alafiá! / Seu Zé, malandro da encruzilhada / Padilha da saia rodada, Ê Mojubá! / Sou Capa Preta, Tiriri, sou Tranca Rua / Amei o sol, amei a lua, Marabô, alafiá! / Eu sou do carteado e da quebrada / Sou do fogo e gargalhada, ê Mojubá!"). Mojubá é a saudação para Exu. O trecho também faz referência ao ponto de Tranca Ruas, "Eu Amei Alguém". A quinta chave do enredo, sobre festas e carnaval, é contemplada no início da segunda parte do samba, que começa fazendo referência à outro ponto de Exu Tranca Rua, "Ô luar, ô luar", que também foi utilizado no samba de 1993 da Grande Rio. O trecho também cita a segunda-feira, dia consagrado à Exu; faz uma analogia entre o surdo de terceira e a divindade homenageada; e lembra Cacilda de Assis, ialorixá que mantinha um bloco carnavalesco durante a década de 1960, onde desfilava incorporada do Seu Sete da Lira ("Ô, luar, ô, luar, catiço reinando na segunda-feira / Ô, luar, dobra o surdo de terceira / Pra saudar os guardiões da favela / Eu sou da Lira e meu bloco é sentinela"). A seguir, o samba remete à sexta chave do enredo, sobre Exu nas artes. O trecho utiliza a melodia do ponto "Deu Meia Noite", enquanto a letra remete à música "Exu nas Escolas", gravada por Elza Soares ("Laroyê, laroyê, laroyê! / É poesia na escola e no sertão"). O verso seguinte remete à sétima chave do enredo, que aborda a energia de moradores de rua, fazendo alusão ao Profeta Gentileza e à Estamira ("A voz do povo, profeta das ruas / Tantas Estamiras desse chão / Laroyê, laroyê, laroyê! / As sete chaves vêm abrir meu caminhar / À meia-noite ou no Sol do alvorecer pra confirmar"). O samba finaliza com um falso refrão ("Adakê Exu! Exu, ê Odará / Ê Bará ô, Elegbará! / Lá na encruza, a esperança acendeu / Firmei o ponto, Grande Rio sou eu! / Adakê Exu! Exu, ê Odará / Ê Bará ô, Elegbará! / Lá na encruza, onde a flor nasceu raiz / Eu levo fé nesse povo que diz..."). "Adakê Exu" significa Rei Exu. Odará, Bará e Elegbará são os títulos que representam atributos de Exu. O último verso do falso refrão se liga ao primeiro verso do samba ("Eu levo fé nesse povo que diz... Boa noite, moça! Boa noite, moço!") dando ideia de continuidade, como a energia cíclica atribuída a Exu..